Pessoas são a causa de tudo o que acontece em projetos. Muitas realizam tarefas variadas: coordenam, gerenciam, aprovam e executam atividades de suporte, obtendo êxito ou complicando-se ao longo do percurso. Não importa qual seja a empresa ou tipo de desafio, os problemas ocorrem porque os indivíduos envolvidos os provocam ou não agem para evitá-los. Para combater esses percalços e tornar os trabalhos bem-sucedidos surge o livro Gerenciamento de Projetos e o Fator Humano. A obra, um complemento ao livro Gerenciamento de Projetos: como Gerenciar seu Projeto com Qualidade Dentro do Prazo e Custos Previstos escrito por Paul Dinsmore e Fernando Henrique Silveira Neto e também lançado pela Qualitymark Editora, é diferenciada em sua área de atuação. Os autores abordam com riquezas de detalhes os desafios no campo humano existentes no mundo do Project Office e na interface entre o gerenciamento do projeto e a alta administração. Ao longo das páginas são abordados, de forma clara e objetiva, temas como trabalho em equipe, integração, liderança, técnicas de negociação e comunicação, entre outras. Nesta segunda edição foi acrescentado um capítulo focado nos stakeholders, ou "partes interessadas". Este texto apresenta uma forma estruturada para lidar com o aspecto fundamentalmente comportamental. São levadas em conta as peculiaridades destas partes interessadas, visando mitigar os efeitos negativos e aproveitar os aspectos sinérgicos que as pessoas possuem quando bem gerenciadas.Este livro pode ser definido como um complemento de um livro anterior dos mesmos autores - "Gerenciamento de Projetos: como gerenciar seu projeto com qualidade dentro do prazo" -, que apresenta os conceitos e fundamentos, enquanto este aborda o fator humano nos projetos. é uma obra que complementa, pois reforça e destaca o papel das pessoas na condução de projetos.