Espaço em que diferentes sujeitos vivem sua experiência do cotidiano, a cidade é também acervo de imagens que se constroem ao longo da história, que se preservam na memória coletiva e são apropriadas pela memória individual. Imagens que de diversos modos ativam o imaginário sobre este espaço e que os cineastas, por sua vez, nos devolvem, construindo novas imagens. O que os filmes escolhidos por Andréa Barbosa teriam a dizer sobre a São Paulo dos anos 1980?Escrita numa linguagem poética, inspirada pelas imagens e sensações evocadas pelos filmes em que se debruça, a análise de Andréa dá maior complexidade ao olhar antropológico, uma vez que busca decifrar a reapresentação da cidade feita por esses cineastas paulistas dos anos 1980. Cinema e mito podem aqui ser vistos como modos semelhantes de lidar com o tempo e suprimi-lo.Nos filmes, realidade e experiência são recriados. Ao andarmos pela cidade, também recriamos nossa relação com o espaço urbano, contemplamos simultaneamente as diversas paisagens que a cidade oferece e que instigam ou acalmam a alma interior. Ao percorrer a São Paulo que estes filmes descortinam, a carioca Andréa transforma essa cidade fílmica em um mundo etnográfico, onde são inúmeros os enigmas.