A obra se insere no âmbito dos estudos de letramentos numa perspectiva etnográfica e educacional, na intenção de apresentar as narrativas autobiográficas de cinco mulheres idosas, residentes na comunidade rural de Saquinho, Bahia. Os objetivos do livro se concentram na identificação das trajetórias de vida associadas ao contexto sociocultural da localidade supracitada; suas experiências educacionais na comunidade, na família e na escola; e as práticas culturais vinculada aos letramentos construídos nas esferas pública e privadaO interesse por tal estudo surgiu dos registros e observações durante as andanças e encontros com os moradores da localidade rural em questão, quando percebi a participação ativa das mulheres em atividades na Igreja, Associação de Moradores, lavoura, família, organização de festas, além da forte presença nas salas de aula do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA. Cinco mulheres foram escolhidas como colaboradoras: D. Felicidade, 73 anos; D. Lili, 75; D. Celestina, 68; D. Vitória, 73; e D. Maria, 58. A obra apresenta as trajetórias de vida desse grupo de mulheres, destacando as experiências e aprendizagens, os saberes, os habitus, as táticas de letramento e as formas como se inserem nos eventos de letramento no cotidiano e nos espaços escolares. Na perspectiva dessas idosas, as aprendizagens da leitura e da escrita não foram materializadas nos espaços do TOPA. Tal fato implicou em sentimentos de frustração e desmotivação, direcionando o “fracasso na aprendizagem” à crença de que as dificuldades da idade impedem a tão desejada aprendizagem da leitura e da escrita.