A motivação para elaboração deste livro veio de dois trabalhos acadêmicos do próprio autor que constituem uma iniciativa de entendimento do processo de apropriação da leitura e da escrita de adolescentes que cursam o segundo ciclo do ensino fundamental. Busca auxiliar o professor na alfabetização de tais alunos. Os métodos empregados pelos docentes para alfabetizar adolescentes, geralmente não atendem às necessidades destes alunos, que devem ser tratados como sujeitos ativos na dinâmica de ensino e aprendizagem. A relação entre apropriação da leitura e da escrita e a qualidade das estratégias utilizadas pelos professores alfabetizadores também são discutidas utilizando uma linguagem simples, de agradável leitura. A fundamentação teórica traz um enfoque histórico cultural, pois o mesmo permite compreender as relações entre ensino, aprendizagem, desenvolvimento humano e concepções sobre conhecimento. No livro são apresentadas algumas estratégias úteis para a alfabetização de crianças, de adultos e de adolescentes, devemos ressaltar que o domínio fundamental da leitura e da escrita se apresenta como elemento fundamental para aquisição de outros componentes escolares. E que não são apenas uma forma de comunicação, elas estão relacionadas com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores.