O século XXI nos coloca frente a diversos desafios e nos obriga a repensar uma nova forma de educar, uma nova forma de ver a instituição educativa e os diferentes espaços onde se educam crianças e adolescentes. Neste contexto há várias perguntas. Como enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia da vida escolar? Quais as contribuições psicopedagógicas em situações de dificuldades no processo ensino e aprendizagem? Quais os fatores que interferem na aprendizagem? Como os profissionais envolvidos no processo devem identificar as causas e proceder aos encaminhamentos? Como se caracterizam as abordagens clínica e institucional do em se tratando de aspectos psicopedagógicos? Os autores e autoras dos textos deste livro refletem sobre muitas dessas perguntas. Uma reflexão necessária para uma futura educação que já é presente. Na verdade, o psicopedagogo é um profissional com uma visão ampla, que trabalha juntamente como outras profissionais da educação e áreas afins. No entanto, sua efetiva contribuição se dá na medida em que leva os sujeitos a se gratificarem com o conhecimento, a sentirem satisfação com o conhecer, a enfrentar o desconhecido para descobrir o novo, enfim é melhorar a qualidade nas suas relações com o conhecimento.