Pós-modernismo. Como ele ocorre na música? Quais suas características estéticas, seus procedimentos técnicos particulares e suas formas de interpretação mais características? Se o Pós-modernismo tem merecido profundas reflexões em diversas artes, na música ele é uma lacuna. Este novo Arte e Cultura: estudos interdisciplinares oferece textos que tratam exatamente de temas ligados ao Pós-modernismo ao quais a música não é uma exceção, e as respostas que encontramos são respostas que só a música pode dar. Os artistas-pesquisadores deste Arte e Cultura V desenvolvem temas que tratam do estudo do significado ao qual a musicologia não pode mais se furtar e do intrigante par Pós-moderno / Pós-humano (José Luiz Martinez); do estudo da intertextualidade na qual estruturas musicais de visão panorâmica da complexa rede de conceitos que forma o universo musical Pós-moderno (Maria de Lourdes Sekeff); da performance musical na era pós-moderna (Martha Herr e Luciana Kiefer); das técnicas modernas e pós-modernas utilizadas por compositores brasileiros (Maria Lúcia Pascoal), do debate sobre a nova música nova e de procedimentos composicionais próprios (Silvia Berg), e das técnicas de transferência, deslocamento e re-significação que, aplicadas à citação, geram um discurso Pós-moderno típico (Edson Zampronha). Através destes textos é possível entrar em um universo que até o momento só mostrou uma pequena parte de sua enorme riqueza.