Quando falamos em avaliação, imediatamente nos lembramos das tão temidas provas!! E agora?? Vista como algo negativo, a própria palavra já causa um certo mal estar para muitos. Mesmo assim, é uma prática bastante comum e necessária principalmente no âmbito escolar. Um dos maiores problemas que alguns professores enfrentam na avaliação é a dificuldade em estabelecer objetivos bem definidos e critérios claros de correção. Além disso, muitos docentes não têm consciência do impacto que sua avaliação poderá causar nos seus alunos (validade consequencial). Assim sendo, é necessário que um professor tenha um sólido conhecimento teórico, prático e técnico sobre procedimentos e instrumentos, mas sobretudo um conhecimento profissional reconstruído a partir de reflexões bem fundamentadas. Dessa forma, este livro foi escrito com o objetivo de contribuir para essas reflexões da avaliação em língua estrangeira e está dividido em duas partes. Na parte teórica, concentramos discussões sobre conceitos que envolvem a avaliação. Já na parte prática, propomos etapas que devem ser seguidas na elaboração de um bom instrumento avaliativo, desde o planejamento inicial até a decisão das ações que serão tomadas a partir dos resultados. Pretendemos também suprir uma lacuna na literatura nacional e propor que o assunto seja objeto de estudos e pesquisas na graduação e na pós-graduação, além de desafiar as licenciaturas a incluir a disciplina de avaliação em línguas estrangeiras em suas grades e matrizes curriculares.