Este livro interessa aos leitores da área de Educação e Gestão do Conhecimento, pois trata de questões bastante atuais e provocativas. Está direcionado, mais especificamente, para professores de ensino superior e educação básica, além de estudantes dos cursos de educação e pesquisadores interessados na discussão e aprofundamento de temas relacionados com produção e disseminação do conhecimento. Com um estilo leve e claro, e contextualizando a obra na realidade brasileira, o autor a tornou acessível também aos pais e a qualquer cidadão interessado na educação, pretendendo "contribuir para que todos compreendam um dos fenômenos mais marcantes, complexos e instigantes da história e cultura humanas". Não deseja responder a todas as questões que se colocaram ao longo do tempo, mas sim provocar os leitores para que, "a partir de seus próprios olhares, comparem, questionem, discordem, ampliem, enfim, critiquem o que está proposto, até porque a verdade nada mais é do que um olhar, sempre parcial, sobre um aspecto da realidade e sob determinado ponto de vista". Enfim, abre-nos as suas reflexões sobre a educação brasileira vivenciadas na docência e na pesquisa de graduação e pós-graduação ao longo desses últimos anos.