Elementos do comportamento organizacional basicamente tem três objetivos: primeiro, introduzir o leitor aos termos e conceitos necessários para uma compreensão abrangente do comportamento organizacional e gerencial. Segundo, oferecer aos alunos o panorama geral de um curso “típico” de comportamento organizacional, particularmente das facetas micro (motivação, percepção, comunicação, dinâmica de grupo, liderança) e macro (estrutura organizacional, cultura e ambiente), bem como sua aplicação nas organizações contemporâneas. E, terceiro, oferecer uma base suficiente na área de modo a capacitar alunos para a leitura de textos sobre comportamento organizacional em publicações especializadas e acadêmicas. Novos aspectos em comportamento organizacional são também abordados, tais como a atitude e sua formação, preocupações de cunho ético no comportamento organizacional, os efeitos da tecnologia emergente nas organizações e no comportamento, os processos de socialização de grupos e organizações, abordagens de processamento de informações, e também percepção, liderança e formulação de cargos, questões de gênero na liderança, e liderança transformacional. Apêndices ao final da obra explicam como entender o significado estatístico e como ler um artigo orientado para pesquisa.