Em vez de recapitular os conhecimentos básicos da estratégia, este livro oferece soluções práticas e perspectivas sobre como escolher uma estratégia e colocá-la em ação. Executivos, gerentes e alunos de MBAs encontrarão orientação sobre essa escolha sem a necessidade de recorrer à bibliografia básica utilizada em cursos típicos de introdução à estratégia empresarial. Sem se influenciarem por tendências e rumores do mundo de negócios, os autores examinam a estratégia sem alarde. Cada empresa é de um tipo. Assim, as táticas e os modelos apresentados reforçam a identificação do que é único em uma empresa e o desenvolvimento de uma estratégia que fortalecerá essa exclusividade, ajudando-a a obter lucro. O livro apresenta um processo de quatro etapas para a análise estratégica que ajuda o leitor a decidir se a empresa deve crescer, encolher, entrar em novos mercados, dominar um nicho, tornar-se líder de um setor, tirar rivais do mercado, inovar rapidamente ou imitar a concorrência. Com exemplos extraídos das maiores corporações mundiais, o leitor conhecerá o que deu certo para elas e saberá identificar o que será melhor para sua empresa. Usando as ferramentas especializadas que os autores fornecem, o leitor descobrirá como implantar uma estratégia que atinja, rapidamente, as metas definidas - quaisquer que forem elas. Com um modelo prático para determinar o que a empresa necessita e como chegar lá, o livro vai bem além da teoria, ao apresentar as soluções estratégicas práticas imprescindíveis a qualquer empresa.