A Fonoaudiologia, que no início era voltada apenas para os processos de reabilitação e inserção do indivíduo na sociedade, ocupa, nos dias atuais, um papel marcante no contexto social, ao promover a saúde fonoaudiológica, isto é, a prevenção, a promoção, a habilitação e a reabilitação do processo de comunicação. Consciente da importância da Fonoaudiologia e preocupada com uma visão mais atualizada das avaliações dos distúrbios da comunicação, a Fonoaudióloga Professora Regina jakubovicz, no início do ano de 2002, procurou a Direção do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estácio de Sá, e se propôs a coordenar e organizar um livro sobre a avaliação fonoaudiológica nas diversas práticas clínicas. O principal objetivo seria rever as diferentes formas de avaliação e propor novas tendências. Participaram da elaboração dos trabalhos tanto profissionais pioneiros na área e no exercício da docência do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estácio de Sá, quanto profissionais que vieram agregar valores ao curso a partir do momento em que passaram afazer parte do quadro de docentes desta Instituição. Elisabete Lencastre, como Diretora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estácio de Sá, acredita que este livro seja o resultado da soma e reflexão das experiências de profissionais que trabalharam com seriedade para contribuir cientificamente com a Fonoaudiologia. Por estes motivos, recomenda a leitura de Avaliação em Voz, Fala e Linguagem, por considerá-Io indispensável não só para fonoaudiólogos e graduandos, mas para todos os profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar.