A didáctica das ciências é um campo de investigações de crescimento rápido que visa melhorar as condições de aprendizagem dos alunos e renovar as metodologias do ensino científico. Paralelamente ao seu desenvolvimento no plano da investigação, também se apresenta como uma componente crescente da formação inicial e contínua dos docentes e importa especificar o que o ponto de vista didáctico traz de novo neste campo. As Palavras-Chave da Didática das Ciências apresenta, sob forma alfabética, os principais conceitos em que se apoia hoje a didáctica das ciências. Uns, são clássicos, mesmo que conheçam novos enriquecimentos (auxiliar didáctico, conceito, epistemologia, erro...), quando outros são produtos originais das investigações actuais (concepções de alunos, contrato didáctico, objectivo-obstáculo, transposição didáctica...). Cada conceito é apresentado por um texto de síntese, que inclui inúmeras citações, e por uma bibliografia de referência. As Palavras-Chave da Didáctica das Ciências vão prestar um enorme serviço aos formadores e aos docentes, que aí encontrarão, sob uma forma ponderada, referências teóricas, actualmente disseminadas e divulgadas nos livros e nas revistas de investigação. Este livro completa um outro volume, redigido para ser utilizado conjuntamente: Práticas de Formação em Didáctica das Ciências, verdadeiro utensílio para os formadores e docentes e já publicado pelo Instituto Piaget. O livro, fruto de um trabalho colectivo da equipa de investigação em Didáctica das Ciências do Institut National de Recherche Pédagogique (INRP, Paris), foi coordenado por: JEAN-PIERRE ASTOLFI, professor de Ciências da Educação na Universidade de Rouen, é autor da obra Como as Crianças Aprendem as Ciências, publicado pelo Instituto Piaget. ÉLIANE DAROT, professora de Ciências da Vida e da Terra no ensino colegial (Marly-le-Roi). YVETTE GINSBURGER-VOGEL, professora de Ciências da Vida e da Terra no ensino liceal (Nantes).JACQUES TOUSSAINT, professor associado de Física na IUFM de Orléans-Tours.