Considerando conceitos como intertextualidade, dialogismo e simulação, a autora Denize Correa Araujo revisita imagens anteriormente habitadas, questionando suas reconfigurações, resultantes ora das práticas antropofágicas culturais, ora do poder da globalização, ou ainda das possibilidades de clonagem digital. Partindo das intervenções de Duchamp e Warhol, a "aura" aludida por Benjamin se desconfigura, retornando ao cenário contemporâneo em imagens auto-referenciais, presenças que atestam a velocidade com que a comunicação midiática tem criado formas diversas de representação, mas também reciclado seus ícones em novas dimensões espaciais e temporais. Se o "mosaico de citações" de Kristeva também se aplica às imagens, qual seria uma noção de estética apropriada ao estudo da inter(hiper)textualidade contemporânea? Sugerindo possibilidades de leitura, a autora desenvolve o que denomina de estética da hipervenção, capaz de estudar as intervenções e hibridações nas imagens da mídia. Resultado de sua tese de ph.D. e de seus estudos posteriores na área de Comunicação, este livro reflete suas perspectivas sobre imagem desenvolvidas em atividades acadêmicas, grupos de pesquisa, apresentações em congressos e palestras, assim como em sua atuação em disciplinas de Comunicação Visual e Cinema.