Considerando a emergência, a partir do segundo semestre de 2008, das pioneiras graduações em Saúde Coletiva no Brasil e a rápida multiplicação dos cursos de graduação na área, cujos conhecimentos diversos e multifacetados são crescentemente expandidos, torna-se patente a necessidade de um suporte ao ensino e pesquisa que seja completo sem ser exaustivo, simples sem ser reducionista, atual sem esquecer a sua recente história. Em especial, que possibilite a educadores, profissionais da saúde e autodidatas a explorar este campo de saber com base em textos clássicos e atuais sobre o assunto. O objetivo foi o de proporcionar um material didático consistente, atual, com todas as referências importantes sobre as diversas subáreas que compõem a Saúde Coletiva, seus clássicos e sua história como tema de estudo; acrescentando e apontando as possíveis tendências, pesquisas, áreas e perspectivas futuras de desenvolvimento desse novo campo de análise e ações em saúde. Procuramos construir um livro-texto, com objetivos didáticos, que pretende funcionar como um manual de ensino de Saúde Coletiva, na forma apontada por Thomas Khun, um livro geral que aponte a ciência acumulada e que forneça uma perspectiva comum a um grupo diversificado de estudantes e profissionais da área. Este livro-texto é voltado especialmente para a graduação, com textos introdutórios e detalhados, com a profundidade dada pelos especialistas de cada subárea. Apesar deste objetivo principal, este livro poderá ser utilizado também como base de ensino na pós-graduação, pois a bibliografia é extensa e proporciona um aprofundamento aos professores e alunos sobre cada tema.