A história é o fundamento do processo de humanização e refere-se a relação entre indivíduo e sociedade em particularidades históricas concretas. Nessa perspectiva, entrelaçam-se a relação entre o que é singular, particular e universal; entre o que é objetivo e subjetivo, material e espiritual, objetivo e subjetivo, psíquico e cultural. É nessa perspectiva crítica que se propõe investigar os processos psíquicos culturais enquanto realidades em reciprocidade, em uma perspectiva que se contrapõe às teorias ainda prevalecentes no pensamento contemporâneo, que apreendem a relação indivíduo e sociedade como dicotômica e convertem essas realidades em abstrações. Dessa maneira, os autores reunidos nesta obra, em diferentes abordagens, buscam evidenciar e discutir a relação entre psicologia e educação, compreendendo que a contribuição da psicologia na educação é importante, sobretudo na crítica dessa relação. Se por um lado, estes trabalhos evidenciam as inúmeras possibilidades e perspectivas da psicologia na educação, por outro lado, estimulam uma reflexão crítica dos conhecimentos da psicologia que estão dispostos no terreno educacional