O trabalho é a principal atividade do ser humano? Com essa pergunta, já na introdução do livro, o autor instiga o leitor. À primeira vista pode até parecer que sua intenção é fazer apologia ao não-trabalho, afinal o título do livro é Educação para o lazer. Entretanto o que o autor propõe é uma reflexão sobre as atividades humanas em todos os níveis, seja no trabalho, seja no lar ou na escola - enfim dentro do contexto social e mesmo na esfera individual - e suas relações com o lazer, com o divertimento. Sobretudo hoje, em que as relações de trabalho são muito discutidas, em que mudanças se operam rapidamente neste setor, principalmente em decorrência dos avanços da ciência e da tecnologia, é fundamental discutir o espaço e o tempo do lazer nas culturas, principalmente na nossa.A passagem do trabalho artesanal para o industrial deu início à preocupação com o tempo livre do trabalhador, que, com o passar dos anos, obteve redução de sua carga horária. A partir daí surgiu toda uma indústria do lazer, da diversão. E mesmo essa criou novos tipos e novas relações de trabalho. Como o ser humano lida com toda essa estrutura armada para que ele possa melhor dispor de seu tempo livre? Como se comporta o Estado no que se refere a proporcionar diversão à população pobre? Como trabalha a mídia dentro desse contexto? Todas essas e muitas outras questões são discutidas pelo autor de maneira clara, lúcida.