Em um cenário no qual as empresas exigem resultados reais, os profissionais devem provar o domínio de seu trabalho definindo ações concretas a serem realizadas em prazos muito bem planejados. O consultor está cada vez mais inserido neste contexto e tem de ser o mais racional possível na análise e no diagnóstico de problemas, bem como criativo na busca de soluções e assertivo na implementação delas. Como a elaboração e a aplicação de soluções não surgem espontaneamente, existem métodos, abordagem e ferramentas com as quais é possível ser racional e criativo ao mesmo tempo; afinal, essa dualidade é inerente ao trabalho de consultoria, com a qual surgem as melhores intervenções. Neste - Volume da Coleção Caixa de Ferramentas são apresentados 59 métodos e ferramentas infalíveis para conduzir uma consultoria de alta credibilidade a partir do levantamento de questões essenciais e da elaboração de soluções inovadoras, assegurando a satisfação de clientes e justificando o valor agregado da aquisição da consultoria. Com enfoque em oito problemáticas da consultoria, os capítulos exploram as abordagens, os métodos e as ferramentas específicas para cada uma delas, ensinando como conceber propostas vencedoras com base na compreensão das expectativas e das necessidades de clientes; conduzir as diferentes etapas de uma intervenção de forma assertiva e convincente; analisar problemas, fazer diagnósticos precisos, passando da avaliação à ação e ao acompanhamento das mudanças, além de fortalecer a relação entre cliente e consultor. Traz, ainda, como integrar a gestão do relacionamento com clientes à gestão de um escritório de consultoria, conhecimentos essenciais a esta profissão.