Apesar do título intrigante, que sugere um relato histórico ou um romance, o livro de Max I. Basile, com seu texto ágil e envolvente, nos apresenta uma reflexão profunda sobre a temática da gestão do crédito ao consumidor, do marketing financeiro e da ética corporativa. Ainda que os pessimistas não aceitem e os desatentos não percebam, o Brasil está ingressando em uma revolução no crédito em todas as suas modalidades. Até recentemente, a escassez era de financiamento. Agora, a disputa será pelos tomadores. Essa realidade inédita, que terá múltiplas conseqüências sobre a sociedade e a economia, irá transformar o mundo de nossos negócios como o conhecemos nos últimos 50 anos. Nesta obra, escrita numa linguagem criativa, bem-humorada e rica em metáforas, é brilhante a forma como o autor apresenta o ótimo balanço dos temas crédito , ética e consumidor , engenhosamente justapostos. Por sua atualidade e abrangência, pode-se afirmar que este livro é obra única e poderosa ferramenta para o executivo moderno que busca uma gestão mais assertiva em resultados para sua empresa e sua carreira.