Organizado por Carlos Augusto Calil, Tempo reencontrado reúne dez ensaios de Alexandre Eulalio (1932-1988), este intérprete incomum que, nas palavras de Antonio Candido, foi capaz de aliar o conhecimento mais rigoroso da História e da Estética à livre fantasia criadora, sempre em busca de "chaves para compreender o tempo". No conjunto afiado e extremamente original, vale destacar os ensaios sobre Cornelio Penna, Henrique Alvim Corrêa e os três textos dedicados à leitura de Esaú e Jacó(1904), de Machado de Assis, em paralelo com a análise da tela de Aurelio de Figueiredo, O Último baile da Monarquia (1905), exemplos da mais fina inteligência crítica. Numa combinação bastante rara, o ensaísmo investigativo de Alexandre Eulalio (1932-1988), este scholar que fugiu dos bancos escolares para construir uma trajetória inteiramente singular, aliava erudição, perspectiva histórica e um faro muito apurado para enveredar por temas, autores e campos de interesse que poucos costumam trilhar. Extremamente sensível à construção literária, mas também aos valores táteis e visuais das artes plásticas, o crítico manteve-se sempre aberto ao estímulo multidisciplinar e - como demonstram os dez textos reunidos neste Tempo reencontrado - fez da intersecção entre a literatura e as outras artes um lugar privilegiado para o exercício da análise e da interpretação. Exemplos desse cruzamento contínuo entre arte, história, literatura e crônica mundana são os três ensaios dedicados à leitura de Esaú e Jacó (1904), de Machado de Assis - um dos pontos altos do livro -, em paralelo com a análise da tela monumental de Aurelio de Figueiredo, O Último baile da Monarquia, de 1905. A acuidade interpretativa para a arte gráfica se faz presente ainda em dois textos magistrais, preciosas sínteses da vida e obra do pintor e ilustrador Henrique Alvim Corrêa (1876-1910) e do romancista, pintor e gravador Cornelio Penna (1896-1958).Organizado por Carlos Augusto Calil, Tempo reencontrado reune dez ensaios de Alexandre Eulalio (1932-1988), este interprete incomum que, nas palavras de Antonio Candido, foi capaz de aliar o conhecimento mais rigoroso da Historia e da Estetica a livre fantasia criadora, sempre em busca de chaves para compreender o tempo . No conjunto afiado e extremamente original, vale destacar os ensaios sobre Cornelio Penna, Henrique Alvim Correa e os tres textos dedicados a leitura de Esau e Jaco (1904), de Machado de Assis, em paralelo com a analise da tela de Aurelio de Figueiredo, O Ultimo baile da Monarquia (1905), exemplos da mais fina inteligencia critica.