Peregrinações, missões, migrações e deslocamentos humanos religiosos, bem como ideias, valores, imagens e crenças que pessoas carregam consigo em seus trajetos transnacionais são analisados pela complexa trama de cruzamentos e sobreposições, em que alianças, mas também conflitos, são estabelecidos. As análises incluem deslocamentos religiosos em fronteiras de países do Mercosul, passando por fronteiras entre Brasil e Suriname e entre Estados Unidos e México, além dos grandes fluxos continentais de caráter religioso entre América Latina, África e Europa. Nessas análises, o transnacional apresenta-se como um processo de reterritorialização e indigenização de ideias, valores, imagens e crenças que se deslocam de um país para outro, sendo apropriadas segundo lógicas locais. Seus atores operam em redes institucionais e pessoais, tecendo uma trama em que essas redes cruzam-se entre si e sobrepõem-se umas às outras, estabelecendo tanto relações de aliança e colaboração quanto de conflito e tensão. Os capítulos O pentecostalismo globalizado das pequenas e médias igrejas:contribuição ao estudo de redes religiosas transnacionais (DANIEL ALVES E ARI PEDRO ORO) Viver nas currutelaspan-amazônicas: consumo conspícuo ereligião em garimpos transnacionais (ELINE DE SMET, LETICIA TEDESCO E MARJO DE THEIJE) Pentecostalismo brasileiro, "macumba" e mulheres urbanasem Moçambique (LINDA VAN DE KAMP) Missionários e imigrantes: alteridade, engajamento eexperiência em dois modos distintos de transnacionalizaçãoreligiosa (JOÃO RICKLI) Entre herança europeia e hegemonia brasileira: notas sobre onovo kardecismo transnacional (BERNARDO LEWGOY) Ritual e comunidade: a experiência da peregrinação emDonegal, Irlanda (JUDITH KOLEN) Relocalização da religião em contexto transnacional: o caso daIgreja Católica de língua portuguesa em Haia, Holanda(ANDREA DAMACENA MARTINS) Ser carismático e hispânico em San Diego, Califórnia (CARLOS ALBERTO STEIL E ANA PAULA PIMENTEL WALKER)