Este livro reúne 15 artigos valiosos para quem trabalha ou pretende trabalhar com educação via internet, seja como pesquisador, docente ou gestor. Seus 24 autores são perquisadores que estudam os desafios e as possibilidades desta modalidade no Brasil, em Portugal, na Espanha e no Reino Unido, o que assegura maior diversidade e abrangência na abordagem do tema. Quanto mais cresce a oferta de cursos online em todo o mundo, mais a expressão desta modalidade revela a carência de investimentos em qualidade na formação dos cursistas. Há o peso histórico da sala de aula presencial e a consequente subutilização das potencialidades da web. E o pior: falta a formação de professores para mediar e avaliar a aprendizagem no ciberespaço. As aproximações teóricas e os relatos de experiências aqui reunidos estão atentos a estes desafios e vislumbram possibilidades. Mediação docente, desenho didático, estilos de aprendizagem, potencial da videoconferência, interfaces da cibercultura, possibilidades e limites da sala de aula "virtual", formação de professores e avaliação da aprendizagem são alguns dos temas discutidos neste livro. A escolha e o tratamento destes temas são tão criteriosos quanto esperançosos de que esta coletânea possa contribuir com os trabalhos de pesquisadores, docentes e gestões que atuam na modalidade educacional via internet