Tanto se fala sobre crianças. Tanto se teoriza sobre crianças. Tantas explicações para o comportamento, a aprendizagem, as dificuldades. Tantas propostas de como melhor ensinar. Tanta generalização. Em Crianças, essas conhecidas tão desconhecidas defende-se a impossibilidade de generalizar e a imprescindibilidade de investigar nas salas de aula, nas ruas, nas casas e nos parques, nas festas e nos bailes. Procurar ouvir o que têm a dizer as mães, as professoras e, por que não as próprias crianças. O objetivo é melhor compreender a complexidade do que acontece na vida das crianças que, como defendemos neste livro, são tão diferentes umas das outras. Diferentes porque têm histórias diferentes, em que se revelam as diferenças de classe, de raça e etnia, de gênero, de valores, de religião, de local onde vivem, de grupo sociocultural ao qual pertencem, e, por fim, porque a singularidade sempre marca a forma única de reagir ao que marca cada um. Neste livro, pesquisadores e pesquisadoras, também diferentes indivíduos, trazem reflexões sobre as crianças com as quais conviveram ou das quais ouviram falar por outros pesquisadores ou pesquisadoras, ou mesmo por quem desenvolve pesquisa, mas convive atentamente com crianças e, para melhor lidar com elas, vai aprendendo sobre elas e com elas.