Os textos que compõem este livro refletem parte do trabalho realizado no projeto de extensão Diálogos entre Escola e Universidade acerca do ensino da Matemática, desenvolvido, no período de 2014 a 2017, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão (GEPEMCAM). Esse livro provoca discussões e proporciona interpretações e reflexões a respeito do estudo de função afim na Educação Básica. A obra é fruto de um trabalho conjunto entre professoras da Educação Básica, estudantes, professores e professoras da licenciatura em matemática. Ela aborda de forma orgânica, aspectos do processo dinâmico de aprofundamento teórico para o preparo, planejamento e implementação de tarefas que tratam do conteúdo de função afim no âmbito da Educação Básica. Em seu bojo, o livro trata de questões relacionadas à formação docente, apresentando um ambiente no qual os professores em formação produziram conhecimento matemático articulado ao seu ensino, processo este que envolveu transformação, criatividade, criticidade, liberdade solidária e participação ativa na constituição de conhecimentos necessários para sua (futura) atividade profissional.