Para permitir que professores planejem suas aulas em bimestres,trimestres ou semestres, a coleção foi dividida em quatro unidades, cada umadividida em três capítulos. Os conteúdos valorizam o conhecimento prévio eestimulam o posicionamento crítico dos alunos, que passam a compreender que sãosujeitos da História. Fontes históricas, como relatos, fotos e textosliterários, são amplamente utilizadas de forma a favorecer o aprendizado. Atividades sobre os principais temas trabalhados sãoapresentadas ao longo dos capítulos e ao fim deles, favorecendo asistematização dos conteúdos trabalhados e possibilitando que os alunosapliquem o que foi aprendido em outros contextos. O projeto visual apresenta recursosgráficos que destacam cada seção e valorizam as fotografias e as ilustrações, contribuindopara a compreensão dos conteúdos e tornando a coleção atraente para crianças. Osvolumes contam material complementar: no 2º e 3º anos, cartonados e adesivos compõemjogos e complementos para as atividades dos livros; no 4º e 5º anos, miniatlashistóricos referentes ao conteúdo de cada volume dão suporte às aulas e aoaprendizado dos alunosO volume de 1º ano do projeto Lumirá é dividido em quatro unidades, cada uma com três capítulos, o que auxilia o professor no planejamento do curso. Os conhecimentos de História, Geografia e Ciências são apresentados aos alunos a partir de temas da r ealidade vivida por eles, como identidade, moradia, escola e ambiente. Os conteúdos valorizam os conhecimentos prévios das crianças, ressignificando e ampliando esses conhecimentos, com objetivo de incentivar a postura investigativa. Ao longo do volu me, as atividades seguem das mais simples para as mais complexas, promovendo o desenvolvimento das habilidades relacionadas. O projeto visual, elaborado especialmente para essa faixa etária, destaca cada tema trabalhado e cada seção, valorizando as f otografias e as ilustrações escolhidas. O volume possui material complementar, com jogos de memória, quebra-cabeças e adesivos para a realização de atividades propostas no livro.