Mercado Cultural, de Leonardo Brant, traz inúmeras novidades em sua terceira edição, a começar por sua nova estrutura. Dividido em duas partes, Quadro Crítico e Apontamentos para gestão, formatação e venda de projetos, o livro retrata as diferentes facetas do autor, de suas reflexões sobre as questões complexas que envolvem a cultura e de sua atuação profissional, engajada no desenvolvimento da cultura pelos diversos agentes de sua cadeia produtiva. Crítico do atual quadro de utilização das leis de incentivo à cultura, o autor aponta caminhos para desenvolvimento da lei e elementos urgentes para que ela seja utilizada como impontante vetor de transformação social e de cultura empresarial. Segundo Brant, as leis deveriam fazer parte de uma orientação política estabelecida, ao invés de servir exclusivamente a interesses de marketing empresarial. A indústria cultural é o principal setor produtivo dos Estados Unidos e movimenta cerca de 1% do PIB brasileiro. Contudo, as informações econômicas e as diversas disparidades existentes no trato do assunto por autoridades e profissionais do ramo desse importante setor nunca estiveram reunidos por outra publicação antes. O autor trabalha a questão do desenvolvimento cultural sob diversos aspectos, das políticas culturais, do investimento privado em cultura, da responsabilidade social e das técnicas de gestão e comercialização de projetos e programas de cultura, além de apresentar e analisar dados da economia do setor e da exclusão cultural, apontando os problemas de distribuição geográfica dos recursos e equipamentos culturais.