A administração das empresas, como uma tecnologia, não "pára de evoluir". Portanto, os executivos das empresas têm que estar atentos a esta evolução do conhecimento que pode proporcionar, inclusive, uma vantagem competitiva administrativa interessante. E um tipo de administração que representa uma evolução, bem como tem uma abordagem interativa e ampla é a administração estratégica. A administração estratégica pode ser definida, simplesmente, como uma administração moderna que procura interagir a empresa com os vários fatores externos à empresa. Mas, para facilitar a sua análise, desenvolvimento e incorporação pelas empresas, o autor a considerou dividida em cinco partes perfeitamente identificáveis e operacionalizáveis nas empresas. Para facilitar esta operacionalização o autor, com base em sua experiência profissional como consultor de várias empresas, bem como professor universitário, apresenta resumo de estruturas metodológicas para a elaboração e implementação nas empresas de cada uma destas cinco partes identificadas e, portanto, também da administração estratégica como um todo. Para evidenciar a abordagem prática desta obra, o autor apresenta, para cada um dos cinco componentes da administração estratégica, as estruturas metodológicas para sua elaboração e implementação, bem como algumas sugestões práticas que os executivos devem considerar para melhor trabalhar com este importante instrumento administrativo. E, finalmente, para que o leitor possa fazer uma auto-avaliação neste processo, são apresentadas algumas características do administrador estratégico. Portanto, este livro apresenta significativa contribuição para o entendimento e a aplicação deste moderno instrumento, que é a administração estratégica pelos executivos das empresas.