O consumidor constitui o destino final de todo o produto que se desenvolva, seja este um bem de consumo ou especificamente um alimento. Tudo o que se venha a criar em um empreendimento tem como objetivo final a satisfação do consumidor, o que demonstra a força que este tem para o sucesso ou não de um negócio. Saber medir e interpretar as respostas dos consumidores é de fundamental importância. Assim, Análise Sensorial: estudos com consumidores apresenta texto didático e auto-explicativo, com exemplos práticos de diversos estudos realizados com consumidores. Esta publicação composta por nove capítulos - Análise sensorial de alimentos, Testes de preferência, Testes de aceitação, Grupo de foco, Mapa de Preferência, Características não sensoriais e o comportamento do consumidor: conceitos e métodos estatísticos de avaliação, Análise conjunta de fatores, Pesquisa de mercado aplicada a indústria de alimentos e Redes neurais artificiais: fundamentos e aplicações -, é voltada para graduandos, pós-graduandos, professores e consultores das diversas áreas de Produção de Bens de Consumo, principalmente alimentos.