A análise Combinatória envolve raciocínios importantes e representa um campo de imensas potencialidades para a resolução de problemas em matemática. Mas o pensamento combinatório tem sido apresentado na escola como um formulário. Nesse livro, apresentamos uma proposta de ensino de análise combinatória baseada na Teoria das Situações de Guy Brousseau. Dentro da chamada Didática Francesa da Matemática, buscamos a ideia de situação adidática, uma ferramenta que possibilita compreender de que forma a aprendizagem matemática pode ser mais autônoma, envolvendo habilidades investigativas, interpretativas, críticas e criativas. Ligamos esse conceito com as teorias do desenvolvimento de Vygostky, e propomos que situações adidáticas possam ser oportunizadas de forma intencional, por meio da adoção de sequencias didáticas que proporcionem vivências desafiadoras para os alunos. Ao procurar respostas para as perguntas que ele mesmo faz, o aluno assume para si a tarefa de construir seu próprio pensamento combinatório. O professor, sempre com papel fundamental no processo, precisa permitir e provocar o aluno para que ele assuma essa tarefa, desenvolvendo-se autonomamente. Por isso, além de apresentar uma proposta inovadora para o ensino, o presente texto também traz reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores.