Vozes de professoras-pesquisadoras tecem a polifonia deste livro, que tem como questão comum a práxis da professora-pesquisadora. Regina Leite Garcia e Nilda Alves foram professoras de Maria Teresa Esteban e Edwiges Zaccur que, por sua vez, foram professoras de Mitsi Lacerda e Patrícia Porto. Juntando fios de histórias e atravessando fronteiras, com elas dialogam Sandra Corazza e Kenneth Zeichner, ressignificando a insistente existência de professoras-pesquisadoras na contramão das inúmeras tentativas de dizer o que as professoras deveriam fazer. Se todo ser humano, ao praticar alguma ação, pensa sobre ela, que dizer das professoras que, comprometidas com o sucesso de todos os seus alunos e alunas, procuram soluções e assumem uma postura investigativa? Praticar o ensino-pesquisa-que-procura significa superar tanto o ensino feito sem pesquisa quanto uma pesquisa feita sem ensino. A partir daí, Professora-pesquisadora, uma práxis em construção anuncia uma significativa mudança que se efetivará quando um número crescente de professoras e professores assumirem um papel central na criação, interpretação e implementação das reformas. Eis alguns dos desafios postos à educação do século xxi.