Este é um trabalho com tema educacional que, se por um lado não é um "livro técnico" para cursos de graduação ou de pós-graduação, por outro não é um livro alheio à academia. Isso em virtude de estar comprometido com dados de nossa tese de mestrado. Por outro lado não tratamos de reescrever toda a obra, mas de torná-la adequada a um público menos especializado, abolindo certos elementos da estrutura de um trabalho acadêmico e transformado muitas das perguntas e dúvidas da tese em afirmações provenientes do trabalho conforme orientam o Manual Bookess, Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a USP, a Universidade de Harvard, a Universidade de Aveiro (Portugal). Não há, portanto, de se falar em plágio ou autoplágio ainda que um trabalho neste sentido possa ter parágrafos inteiros da tese ou similares. No caso específico dos resultados e sua discussão, o autor precisa decidir pela omissão ou por uma parte relevante do texto. No caso, optamos pela segunda, uma vez que demos um tratamento estatístico ao trabalho no sentido de melhor garantir os resultados.