Ao apresentar estratégias e ferramentas adequadas à visão estratégica da avaliação da qualidade, esta obra mostra como e quando os modelos clássicos (como o planejamento e o controle de processos produtivos ou a inspeção por amostragem, por exemplo) podem ser empregados, de que forma ajustá-los a situações usuais observadas em empresas industriais ou de serviços, que características cada um deles tem e, ainda, quais equívocos são usuais quando de sua utilização ou na sua interpretação. Com atenção também na avaliação da qualidade com base em indicadores, o livro detém-se na análise dos ambientes onde cada tipo de indicador pode ser aplicado e nos objetivos, justificativas de uso, determinação de padrões e estrutura que o caracterizam. São apresentados exemplos práticos de indicadores usados no âmbito das organizações e nas relações delas com o ambiente em que atuam. O texto mostra, por fim, modelos de avaliação recentemente desenvolvidos, aplicáveis à própria gestão da qualidade, analisando mecanismos para medir o impacto das ações gerenciais da qualidade na organização. É assim enfatizada a caracterização da avaliação da qualidade como um sistema estratégico para a organização, ou seja, um processo que objetiva viabilizar sua sobrevivência em ambientes competitivos, além de proporcionar-lhe meios que gerem sua permanente evolução.