Este livro evidencia os resultados da produção acadêmica desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR, com a orientação da Profª Drª Silvia Christina Madrid Finck. A pesquisa realizada investiga sobre o processo de intervenção docente por meio do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física considerando seu valor educativo, seu entendimento enquanto fenômeno multicultural e suas manifestações na sociedade. A fundamentação teórica foi consubstanciada por estudos referentes às considerações sobre as manifestações do esporte; o esporte espetáculo na escola via meios de comunicação; os pressupostos e subsídios teóricos sobre o esporte nas aulas de Educação Física; o ensino da Educação Física a partir das abordagens pedagógicas e o debate acerca dos pressupostos teóricos a partir da pedagogia do esporte. A obra reúne discussões a partir da análise do contexto da prática pedagógica de professores de Educação Física e reflexões dos alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre o processo de ensino e aprendizagem do esporte a partir de um estudo de caso. Diante desse cenário, apresentamos esta produção para a apreciação, crítica e avaliação em geral, pois consideramos o esporte um dos principais fenômenos, que se destaca pelas suas diversas formas de manifestação e dimensão, abrangendo questões sociais, culturais, econômicas e políticas, entre outras, as quais vêm promovendo na comunidade acadêmica da área instigantes debates, principalmente no âmbito escolar e de formação de professores, sendo esse tema um dos mais abordados por pesquisadores, professores e acadêmicos. Dessa forma, acreditamos que esta obra poderá contribuir para reflexões e debates sobre o desenvolvimento do esporte no contexto escolar, sendo uma referência que poderá subsidiar o processo de intervenção docente na escola, bem como para o desenvolvimento de novas pesquisas científicas que poderão ser realizadas sob a luz desta temática.