No primeiro verso da Ilíada, marco primordial da cultura Ocidental, temos a palavra "ira". No mundo grego, ela corresponde a trazer infortúnio - e portanto é valorizada, pois prenuncia os heróis. O que sucedeu para que relativamente pouco tempo depois a ira só fosse admitida em pouquíssimas situações? Como se desenvolve nas culturas tardias uma primeira expressão de justiça enquanto compensação para a "ira divina"? Através de que mecanismos os movimentos revolucionários da época moderna e do século XX se apresentam como um "banco mundial da ira"? Uma característica inconfundível do pensamento e da escrita de Peter Sloterdijk é a inserção de questões de atualidade numa perspectiva de longa duração histórica. Assim ele concebe de forma original a atual condição humana, põe em evidência fundamentos inauditos e tece conexões inesperadas. Ele estabelece, nesse ensaio tão intelectualmente irreverente, a ira como um fator político-psicológico que move os acontecimentos desde o início da civilização até nossos tempos tão marcados por exacerbações políticas e exaltações terroristas - a ira como motor de processos históricos. Mas como enfrentar o retorno da ira no início deste novo século? Sloterdijk já adianta uma resposta: "A grande política só acontece na forma de ações de equilíbrio. Exercer equilíbrio significa não esquivar os combates necessários e não provocar lutas supérfluas." Significa também não dar por perdida a peleja contra as degenerescências políticas, a destruição do meio ambiente e a desmoralização generalizada".Em Ira e tempo, Sloterdijk se afasta da visao psicanalitica que reduz o sentimento de ira a uma valvula de escape para desejos nao realizados e redescobre a funcao desse conceito para o seculo XXI. Tracando um panorama da ira na historia do pensamento ocidental, o filosofo surpreende com o resgate de um olhar positivo sobre esse sentimento que ja fora apreciado por ser a forca motriz dos guerreiros e pedra fundamental no surgimento de herois. Posteriormente, as sociedades ocidentais preteriram esse conceito e elevaram a justica ao patamar de valor central - o que nao substitui, para Sloterdijk, a forca que se perdeu com a repressao da ira.