A publicação que no momento disponibilizamos aos interessados pela área de intersecção entre a Psicologia e a Educação - a Psicologia Escolar e Educacional - é decorrência das discussões abrigadas sob o tema da Formação em Psicologia Escolar: realidades e perspectivas, desenvolvidas pelo GT Psicologia Escolar/Educacional durante o XI Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP, realizado em Florianópolis/SC, em maio de 2006. Ao longo dos dez capítulos deste livro encontram-se reflexões a respeito da formação acadêmica do psicólogo escolar, inclusive do papel que nela exerce a pesquisa científica; da sua atuação profissional, notadamente da desenvolvida pelos psicólogos recém-formados; da articulação entre formação e atuação, em que se problematiza a pertinência e adequação de uma para com a outra; e também dos desafios que representam as práticas de educação inclusiva, um dos novos desafios com que têm se deparado os profissionais que atuam nos espaços educativos. Nossa expectativa maior e nossa intenção é de que o movimento principiado pelas questões de ordem teórico-prática a respeito da Psicologia na sua intersecção com a Educação, contemple a reflexão cuidadosa a respeito da contribuição do psicólogo escolar na construção de uma sociedade mais justa.