Este volume é o terceiro de uma trilogia. No primeiro, o tema central foram os aspectos teóricos e metodológicos da interdisciplinaridade e, no segundo, suas práticas no ensino e na pesquisa. Neste terceiro livro, são apresentadas pesquisas, reflexões e discussões sobre processos de institucionalização da interdisciplinaridade em instituições de ensino e pesquisa, fomento e avaliação, bem como sobre os desafios de sua internalização nesses âmbitos. Com a participação de autores brasileiros e estrangeiros, são relatados desafios e avanços alcançados com os esforços interdisciplinares, com destaque para reflexos e desdobramentos científicos acadêmicos e institucionais. São apontados elementos que caracterizam o reforço positivo da interdisciplinaridade no cumprimento da missão institucional das instituições de ensino e pesquisa. Em seu conjunto, traz reflexões sobre o papel das instituições diante dos desafios da internalização da interdisciplinaridade, revelando o comprometimento da comunidade acadêmica com a busca de respostas para demandas da sociedade, desenvolvendo conhecimentos para o seu equacionamento e solução e, ao mesmo tempo, apontando possibilidades com relação ao pensar, organizar e produzir ciência.