Nessa Sétima Edição mantive os objetivos e as técnicas de abordagem para o ensino da ciência e engenharia de materiais que foram apresentados nas edições anteriores. O primeiro e principal objetivo é o de apresentar os fundamentos básicos em um nível apropriado para alunos universitários que tenham concluído seus cursos básicos de cálculo, química e física. Com o objetivo de atingir essa meta, me empenhei em usar uma terminologia familiar ao aluno que está se deparando pela primeira vez com a disciplina de ciência e engenharia de materiais e, também, em definir e explicar todos os termos que não são familiares. O segundo objetivo é o de apresentar o conteúdo em uma ordem lógica, partindo dos conceitos mais simples e avançando até os mais complexos. Cada capítulo evolui a partir do conteúdo dos capítulos anteriores. O terceiro objetivo, ou filosofia, que me esforço em manter ao longo do texto é aquele que considera que se um tópico ou conceito é digno de ser abordado, então ele merece ser tratado com detalhes suficientes e com uma profundidade tal que os alunos tenham a oportunidade de compreendê-lo totalmente, sem ter que consultar outras fontes; na maioria dos casos, inclusive, é dada alguma relevância prática. As discussões são claras e concisas e começam em níveis de compreensão apropriados. O quarto objetivo consiste em incluir no livro características que irão acelerar o processo de aprendizado. Esses recursos de aprendizado incluem: - Diversas ilustrações e fotografias que auxiliam na visualização do que está sendo apresentado; - Objetivos do aprendizado; - Itens do tipo "Por que Estudar..." e "Materiais de Importância", que dão relevância às discussões dos tópicos; - Termos-chave e descrições de equações-chave destacados nas margens para possibilitar uma referência rápida; - Perguntas e problemas ao final dos capítulos; - Respostas para alguns problemas selecionados; - Um glossário, uma lista de símbolos e referências para facilitar a compreensão do conteúdo. O quinto objetivo é o de aprimorar o processo de ensino e de aprendizado, utilizando as tecnologias mais recentes disponíveis na atualidade para a maioria dos professores e alunos de engenharia.