Este livro surge com a preocupação de discutir a aprendizagem na sua integração com o trabalho pedagógico. A aprendizagem tomada como uma necessidade imposta pela vida social mutante, o que a torna um desafio tanto para cada pessoa em particular, quanto, e principalmente, para as instituições, como a escola, que se justificam com este fim e com o trabalho pedagógico entendido nos aspectos que compõem o fazer do professor e seus elementos subjacentes e condicionantes. Assim, interessou trazer para discussão esse eixo pedagógico do ensinar e aprender, refletindo sobre seus pressupostos e desdobramentos e enfocando, também, experiências vivenciadas e seus resultados. Os autores escreveram para o livro capítulos refletindo o desenvolvimento de suas pesquisas relacionadas aos processos de aprendizagem e ao trabalho pedagógico em áreas específicas do conhecimento, como matemática e alfabetização, ou discutindo aspectos de maior abrangência, relativos à aprendizagem em seus aspectos constitutivos como: a produção de sentido subjetivo na escola; a criatividade no trabalho docente e na aprendizagem; as formas e uso de estratégias de ensino-aprendizagem; o contexto relacional na sala de aula; o trabalho pedagógico na educação infantil e reflexões sobre a educação inclusiva. Assim, esta proposta poderá corresponder aos interesses de diversos profissionais da área de educação e psicologia educacional, incluindo estudantes inseridos em programas e cursos de formação de professores em diferentes níveis e modalidades de ensino.