Ver história: O ensino vai aos filmes reúne reflexões sobre diálogos entre ensino de história e filmes. Os textos aqui publicados partem de uma premissa básica: todo filme sempre ensina algo. Se ele pertence ao gênero "ficção", ensina a beleza de narração e poesia através de seus conteúdos e seus procedimentos de linguagem artística. Se é um "documentário", permite acesso a informações e análises sobre um tema via procedimentos jornalísticos ou ensaísticos. "Ficção" e "documentário" são categorias que, na maior das vezes, se misturam: filmes de ficção documentam paisagens (cenários), pessoas (atores), objetos (adereços de cena), registrame inventam, visual e sonoramente, diferentes aspectos do mundo; filmes documentários tornam ficcionais tempos, ritmos, cores, luzes, escolhem enquadramentos de seus "objetos", interpretam sempre. Se a meta do trabalho educativo com filmes é formar pessoas que reflitam de forma independente sobre todo produto de cinema a que assistirem e sobre suas relações com o conhecimento histórico, a realização dessa atividade nos quadros da cultura escolar requer sempre a presença ativa do docente como planejador , acompanhante e analista orientador, articulando a tarefa e outras práticas e problemas de estudo que estejam em pauta com o grupo. Este volume espera contribuir para a consolidação e o aprofundamento dessas práticas pedagógicas.