O material que aqui se apresenta pode ser visto, em um primeiro momento, como uma compilação de variadas reflexões feitas em diferentes momentos de minha trajetória profissional. São reflexões feitas enquanto professora atuando tanto na formação inicial como em atividades de formação continuada de professores das séries iniciais, mas, também, como pesquisadora de variados aspectos ligados ao ato de alfabetizar. Embora variadas indagações tenham sido feitas nestes diferentes momentos de minha trajetória, todas elas, agora organizadas, orbitam uma questão nuclear: como o professor alfabetizador pode exercer o seu papel de mediador entre o conhecimento da linguagem escrita e a criança que está ali para adquiri-lo? Mesmo levando-se em conta todo um olhar romanceado que cerca a figura do professor alfabetizador, não há como ignorar a sua significativa importância para a escolarização de qualquer sujeito que um dia sentou-se em uma carteira escolar. Pois é deste professor (que uma vez também fui!) que trata este livro e é também para ele que se dirige. O professor é visto neste trabalho como alguém que é portador de um conjunto de saberes e de quem são cobrados outros tantos e como alguém que, com o que tem e sabe, elabora o seu fazer. É em torno dos saberes e fazeres do professor alfabetizador que reflexões são feitas, resultados de pesquisa são apresentados, indagações são provocadas, tudo isso distribuído ao longo de 7 capítulos.