O Rio Janeiro, enquanto capital federal constituiu um importante centro de irradiação de políticas educacionais. Suas instituições escolares tornaram-se emblemáticas por refletirem as contradições presentes no próprio espaço social da cidade. Esta coletânea, ao selecionar oito dessas escolas, traça um rico painel sobre o que havia de mais representativo em termos pedagógicos no Distrito Federal. Refere-se, portanto, a estudos que apontam para a diversidade das propostas pedagógicas produzidas ao longo de um século de história da cidade do Rio de Janeiro e que certamente suscitarão debates sobre a importância de projetos de qualidade para a educação pública nos dias atuais. Os textos reunidos em Instituições Educacionais da Cidade do Rio de Janeiro - Um Século de História (1850- 1950) objetivam, além de reconstituir a memória de uma época passada, suscitar discussões acerca da importância de projetos de qualidade para a educação pública nos dias atuais. Por ter desempenhado o papel de cidade-capital do Império e da República, o Rio de Janeiro tem servido a estudos sobre a sua natureza política e econômica, bem como sobre o papel que desempenhou como centro cultural do país. Mas é possível afirmar que ainda há uma grande lacuna no que se refere ao conhecimento de sua história da educação, especialmente no que tange às especificidades de suas instituições educativas. Se, por um lado, a cidade emerge ao longo do período 1850-1950 como um padrão nacional a ser seguido, sua diversidade econômica, social e cultural não apenas interfere na fabricação de seu molde nacional, mas, inclusive, intervém na composição de seus vários modelos educacionais. Nesse caso, as oito instituições em análise neste livro, ao expressarem essa diversidade, teriam projetos próprios, com características e públicos também específicos, que poderiam ser tanto as crianças desvalidas e os segmentos mais pobres da população quanto a "gente humilde" do subúrbio, as emergentes classes médias e, ainda, algumas frações da nossa elite, tanto econômica quanto intelectual. Como ponto comum, o fato de todo esse público escolar encontrar-se em estabelecimentos de ensino públicos. Vale a pena conferir os projetos e pensar o passado com projeções para o futuro.