Situando o objeto de Investigação
O objeto da pesquisa é a atividade de trabalho da supervisora de estudantes-estagiárias no campo de estágio de Serviço Social em hospital de ensino público. Intentamos analisá-la e compreender a relação e, aí, a articulação entre os saberes disciplinares da profissão, da saúde e os saberes gerados na atividade.
Considerando nossa atividade profissional, como supervisora de estudantes-estagiárias bolsistas, no Serviço Social do Núcleo das Enfermarias do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - atividade que realizamos desde 1995 - indagamos sobre o encontro entre experiên-cia e conhecimento que se dá nessa atividade de trabalho, bem como sobre os saberes que a supervisora utiliza e que constrói. Indagamos ainda sobre os dilemas inerentes ao exercício dessa atividade, que precisa estar atenta à temporalidade ergológica, isto é, pessoal, da estudante-estagiária, sem perder de vista a necessidade de intervenção que o usuário do hospital requer e que o hospital demanda.
Intentamos também apreender a relação entre a temporalidade ergológica da supervisora e da estudante-estagiária em formação e, a partir dessa relação, refletir sobre a temporalidade da realização dessa atividade de formação e de cuidado que se ancora nos valores do bem comum – da vida e da cidadania. Esses valores se realizam na confluência e, em tensão, com os valores da racionalidade mercantil que financiam a saúde pública no Brasil.

O assistente social no Brasil é um profissional liberal, de nível superior, cuja formação tem natureza técnico-científica e possui caráter interventivo. Teve a sua primeira lei de regulamentação da profissão em 1957. As legislações que a sucederam mantiveram o estatuto de obrigatoriedade da realização do curso de graduação em Serviço Social, do estágio supervisionado realizado concomitante ao curso e do trabalho de conclusão de curso, características essas que se constituíram em uma marca, no decorrer da história da profissão no Brasil.
O estágio supervisionado tem um estatuto legal no processo de formação do assistente social, tendo sido instituído desde a criação do curso no país. É ele norma acadêmica antecedente obrigatória para a obtenção do diploma de graduação em Serviço Social. A prática do estágio ocorre a partir da inserção do estudante no espaço sócio-institucional tendo como objetivo capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional e, para tanto, demanda a existência de supervisão sistemática. Está vinculada às disciplinas de Estágio Supervisionado na segunda, terceira e quarta séries do currículo do curso de Serviço Social, constituindo-se de observação na segunda série; a partir da terceira e quarta série do curso de graduação, tem caráter interventivo.