Os temas propostos nesta publicação Psicopedagogia: Reflexões sobre Família e Escola perpassam as várias formas de interações realizadas entre o sujeito da aprendizagem e as duas instâncias: família e escola. Defendemos a tese de que, para melhor compreender as ações de um sujeito que se posiciona de modo ativo ou passivo nas situações de aprendizagem, é necessário observá-lo de modo contextual e relacional a fim de que se possa pensar a aprendizagem em sua abrangência e o mais próximo possível de sua realidade.O interesse pelo processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno é fruto de nossa prática e constatação teórica sobre a relevância deste processo enquanto um fenômeno autoestruturante da atividade humana. É por intermédio da resolução de conflitos e desafios que se apresentam dia a dia nas diferentes interações, que o sujeito se coloca a pensar e, por meio dessa atividade, constrói a si (ampliando e tornando flexíveis seus esquemas), o outro e o objeto de conhecimento.Assim, com o intuito de refletirmos sobre esses processos, seus embates e possibilidades atuais, reunimos estudos de pesquisadores de diferentes áreas e instituições Psicopedagogia, Psicologia, Psicanálise, Pedagogia, Ciências, Matemática e Música, objetivando compartilhar, a partir de diferentes pontos de vistas, a produção de conhecimento decorrente de suas experiências cotidianas e pesquisas, em sua maioria, vinculadas a programas de Pós-Graduação de diferentes IES do Brasil.