Nesta dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Artes, área de concentração em artes visuais, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, o autor investiga as relações entre a educação não formal e o estágio supervisionado na formação inicial do arte/educador, partindo do pressuposto que o movimento de arte/educação brasileiro se constitui em torno de projetos de arte/educação não formais, que por sua vez influem na consolidação do ensino da arte na educação escolar básica.O Programa Publique-se 2012 é uma iniciativa da Sesi-SP Editora em parceria com a Divisão de Educação do Sesi-SP e visa à divulgação da produção acadêmica de professores, técnicos e demais colaboradores desta instituição nos mais diversos campos do conhecimento (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde). Nesta edição foram selecionadas dissertações e teses que possibilitem uma reflexão sobre o ensino em todas as suas vertentes. Os estudos publicados representam uma contribuição para a Educação como um todo, permitindo uma reflexão sobre importantes temas dentro do espaço pedagógico.O Programa Publique-se 2012 é uma iniciativa da Sesi-SP Editora em parceria com a Divisão de Educação do Sesi-SP e visa à divulgação da produção acadêmica de professores, técnicos e demais colaboradores desta instituição nos mais diversos campos do conhecimento (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde). Nesta edição foram selecionadas dissertações e teses que possibilitem uma reflexão sobre o ensino em todas as suas vertentes. Os estudos publicados representam uma contribuição para a Educação como um todo, permitindo uma reflexão sobre importantes temas dentro do espaço pedagógico.