Esse livro apresenta um estudo de algumas das implicações psicológicas e filosóficas dO desejo de aprender. Os autores são professores do ensino médio e superior há mais de duas décadas e apresentam nele o resultado dessa experiência colhida ao longo de anos de atividade profissional. O livro, porém, busca vencer os limites desse "saber feito só de experiências". O texto defende a validade desse tipo de preocupação no cenário histórico social da educação. Suas reflexões procuram contribuir para o enfrentamento dos obstáculos trazidos pelas transformações políticas, econômicas e sociais sofridas pelos grupamentos familiares de nosso tempo. Os autores apresentam um painel das recentes peculiaridades psicológicas de um aluno/sujeito que, crescido em ambiente já bastante distinto do de seus pais, procura atualizar suas carências subjetivas no conhecimento do mundo objetivo. O estudo procura construir um saber que permita compreender as dimensões psíquicas desse aprendente contemporâneo confrontando suas atividades e posturas psicológicas em ambiente de aprendizagem com sua condição social e histórica. As formas de negociação com o problema vêm, sobretudo, pelo enfoque das peculiaridades do cenário escolar de nosso tempo, observando os seus atores a partir de diferentes ângulos: O que significa aprender para nossos alunos? E para pais e professores? Como todo esse processo, moldado a partir das necessidades existenciais e psicológicas descritas por muitos métodos, pode mitigar o desejo de aprender? Esses incômodos intelectuais podem ser abordados tanto pelo viés psicanalítico quanto filosófico, em que pese a distância epistemológica existente entre essas duas formações discursivas. A polêmica forma de encarar a realidade psíquica criada pelo psicanalista Gustav Carl Jung dialoga com a analítica do Dasein, de Martin Heidegger na construção das alternativas implícitas neste livro. Tanto um quanto o outro oferecem chaves de leitura muito interessantes àquele que se preocupa com a formação do sujeito crítico na contemporaneidade. O processo de individuação e a analítica do Dasein constituem-se conceitos de acertada propriedade na luta para vencer os obstáculos enfrentados pela escola nesse momento de sucessivas crises. Aspectos muito importantes dessa questão são revistos neste livro por meio da lente rigorosa dos autores. O que evidencia a relação entre esses pensadores e a Educação, ao mesmo tempo que aprofunda os conceitos reunidos, oferecendo formas novas de abordagem de um problema que está à vista de todos: A crise do desejo de aprender. O livro contribui, portanto, na construção de significados apriorísticos para aqueles professores e aqueles pais preocupados com as tensões que cercam o aprendizado na escola.