O livro reúne artigos que dizem respeito a diferentes aspectos ou dimensões da vida cristã. Eles têm em comum a compreensão da espiritualidade cristã como um modo de vida, como algo que diz respeito à vida em sua totalidade e complexidade e como algo que nos compromete radicalmente com os pobres e oprimidos deste mundo. Sua pretensão é ajudar a comunidade cristã a acolher o dom maior que Deus nos deu em Jesus Cristo (seu Espírito ou dinamismo vital/salvífico) e fazê-lo frutificar em nossas vidas, produzindo os mesmos frutos que produziu na vida de Jesus: compaixão, misericórdia, perdão, fraternidade, amor, justiça etc. Essa é a única herança que Jesus nos deixou, a nossa vocação fundamental e a única riqueza que temos a oferecer ao mundo: um modo concreto de viver e configurar nossa vida pessoal, eclesial e social, na certeza e na esperança de que vida vivida como Jesus é vida vitoriosa, mesmo se crucificada. Esta obra trata da espiritualidade cristã de maneira bem acessível: simples de entender e, evidentemente, difícil de ser praticada. Em primeiro lugar, porque compreende a espiritualidade como seguimento de Jesus Cristo ou como vida segundo o Espírito de Jesus Cristo. Em segundo lugar, o autor esclarece que a espiritualidade abrange todos os aspectos e dimensões da vida cristã: pessoal, eclesial e social, incluindo nossos valores, ideias, intenções, práticas, sentimentos, decisões, família, sexualidade, lazer e trabalho. Portanto, ela exige tanto a conversão dos corações e das relações interpessoais quanto a transformação das estruturas da Igreja e da sociedade. É a vida na sua totalidade e complexidade que deve ser vivida segundo o Espírito de Jesus Cristo. De acordo com o autor, espiritualidade cristã é a expressão que usamos para explicar o modo concreto como Jesus viveu sua vida a partir e em função do reinado de Deus, cuja característica mais importante e decisiva é a justiça aos pobres e oprimidos deste mundo. Por isso mesmo é o desafio central da vida cristã. É impossível ser cristão sem, como Jesus, desviver-se eucaristicamente para que os pobres e oprimidos possam viver. Os capítulos desta obra, portanto, têm como princípio estruturador a compreensão da espiritualidade cristã como um modo de vida, como algo que diz respeito à vida em sua totalidade e complexidade e como algo que nos compromete radicalmente com os pobres e oprimidos deste mundo.