O tema de Calvino e a Educação é a relação entre educação e religião no pensamento reformado de João Calvino (1509-1564) e sua influência sobre a formação do calvinismo. Assim sendo, é necessário considerar que a Reforma Protestante estabeleceu novos paradigmas religiosos, que modificaram a fé cristã, o ser humano e a sociedade européia do século XVI. As doutrinas do sacerdócio universal e da autoridade máxima das Escrituras, formuladas por Lutero, romperam definitivamente com a tradicional e milenar hierarquia eclesiástica. Todos precisavam conhecer a palavra de Deus, portanto, todos deveriam saber ler e escrever. Nesse novo modelo de fé, a educação passou a ter papel fundamental, e sem ela não subsistiria o protestantismo em suas diversas correntes. A Reforma precisou da educação para ensinar o novo catecismo, divulgar a Palavra de Deus entre seus adeptos e formar ministros para sua causa. O conhecimento do grego e do hebraico, línguas originais da Bíblia, foi importante não apenas para as novas igrejas, mas também para a cultura do século XVI. Educação e Reforma, portanto, estavam intimamente ligadas, como demonstram os manuais de história da educação. Tomamos como base para este livro a obra-prima de João Calvino, As Institutas da religião cristã (Christianae Religionis Institutio), na qual é possível perceber a educação como elemento onipresente e implícito, por isso não há textos significativos de Calvino sobre ela. No entanto, podemos dizer, a educação constitui a pedra angular da construção tanto da teologia quanto da eclesiologia reformadas. Estudar a educação na obra de Calvino não é apenas enumerar suas ações nessa área, como também discutir sua teologia. A educação como meio de salvação, ou seja, instrumentalizada pela fé, acabou se tornando uma das mais importantes matrizes da pedagogia moderna.