Este livro é produto da dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), na linha de pesquisa Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico. A sua inspiração é alicerçada no ambiente amazônico, rico em diversidades de recursos naturais, proporcionando um laboratório com inúmeras alternativas para a elaboração de estratégias didáticas para processo de ensino e aprendizagem sobre Mudanças Climáticas Globais (MCGs). As Ciências do ambiente têm como um dos grandes desafios o aprofundamento e avanços dos conhecimentos sobre as causas e consequências das MCGs na vida da sociedade contemporânea. Uma das formas de propagação desse conhecimento é por meio das pesquisas que vem sendo realizadas nos últimos anos por uma gama de pesquisadores de todo o Mundo, no sentido de explicar os efeitos do desmatamento, efeito estufa, aumento na temperatura do planeta, elevação no nível do mar, emissão de gases na atmosfera, entre outros, na vida dos seres humanos. Nesse contexto, os Institutos de Pesquisa e Institutos de Ensino Superior (IES) representados pelos pesquisadores e professores têm uma missão de suma importância no sentido de disseminar os conhecimentos sobre esse tema. Assim, o objetivo da presente obra foi desenvolver uma estratégia didática para o processo de ensino e aprendizagem sobre a temática MCGs, utilizando as potencialidades dos recursos naturais regionais amazônicos. A socialização de obras como esta pode suprir a carência de estratégias sobre esta temática fazendo com que professores desenvolvam estudos em diversos níveis de ensino com base nos ambientes não formais característicos de cada região