Organização clara dos conteúdos. Essa obra está estruturada de tal maneira que tanto o professor como o aluno podem ter uma boa percepção do caminho que estão trilhando, suas alternativas e seus atalhos . - Obra amigável e flexível. A estrutura, o projeto gráfico e as múltiplas remissões do texto para outras partes do livro que funcionam como hyperlinks entre as unidades histórica e temática facilitam e flexibilizam a organização do curso dentro do ano letivo. - Unidade introdutória. Mostra o que é filosofar e como se filosofa , numa estratégia progressiva, como em um passo a passo. - Tom coloquial. O livro conversa com o leitor, empregando uma linguagem ao mesmo tempo acessível e atrativa . - Sensibilização e problematização. Cada capítulo, por meio de textos e imagens, sensibiliza o aluno para os grandes problemas da existência humana. - Pluralidade do debate filosófico. A obra trata de uma seleção representativa de autores e doutrinas, que explicita a pluralidade do debate entre as diversas correntes de interpretação filosófica, ao longo do tempo. - Atividades diversificadas e abrangentes. O livro reúne mais de 500 questões, que cobrem a matéria tratada em cada capítulo e buscam desenvolver as competências e habilidades que a disciplina de filosofia pode promover, como: análise, entendimento, interpretação, reflexão crítica, expressão oral e escrita, diálogo etc. - Iconografia filosófica. As 270 imagens desta obra não são meros adornos, mas integram o conteúdo do livro, sensibilizam e instigam, fazem o aluno pensar.