Uma obra completa sobre Natação na pré-escola, abordando desde: fases e idades, individualidades dos 2 aos 6 anos, evolução da motricidade, desenvolvimento físico e psicomotor, desenvolvimento físico e progressos no autocontrole, estabelecimento da preferência lateral, o esquema corporal e seus componentes, em direção ao domínio psicomotor, organização funcional do cérebro humano, organização funcional do cérebro humano segundo Luria em Vitor da Fonseca, prosseguindo com análise completa de aprendizagem: aprendizagem humana e aprendizagem animal, estímulo, refl exo e condicionamento, motivação, habituação e reforço, encadeamento, discriminação e memória, condições da aprendizagem: neurobiológicas, socioculturais e psicoemocionais, sistemas psiconeurológicos de aprendizagem, processamento de conteúdo, processamento sensorial, processamento cognitivo, a Natação na segunda infância, as atividades aquáticas no auxílio ao desenvolvimento psicomotor, encerrando com: montagem das aulas, atividades aquáticas para crianças de 2,5 a 4 anos, o deslocamento, a utilização de fl utuadores, a fl utuação, exercícios respiratórios, a imersão, visão subaquática, salto da borda, a sobrevivência aquática, recreação aquática, a importância da Natação recreativa, os jogos infantis nas atividades aquáticas, exemplos de atividades recreativas, preparação para aprendizado para crianças de 5 a 6 anos, atividades de preparação para o aprendizado dos nados. Uma obra voltada para profi ssionais que buscam trabalho de Natação diferenciado.