Desde a Publicação, em 1971, do primeiro Manual Pré-Escolar High/Scope - O Currículo de Orientação Cognitivista - e da posterior publicação do segundo Manual - Crianças em Acção - muitos adultos, em Jardins de Infância e em centros de apoio a crianças com necessidades especiais, quer nos Estados Unidos da América, quer noutros lugares do mundo, utilizaram a Abordagem Educacional High/Scope para orientar as suas interacções com as populações mais novas. Através das suas práticas diárias estes professores e formadores moldaram e expandiram o corpo de conhecimentos colectivos sobre o Currículo Pré-Escolar High/ /Scope, agora apresentado neste novo Manual, Educar a Criança - Estratégias de Aprendi:agem Activa para o Jardim de infância e para Apoio a Crianças com Necessidades Especiais. Por nos terem permitido partir para este trabalho com uma base sólida, agradecemos aos outros autores dos primeiros Manuais Pré-escolares High/Scope - Linda Rogers, Carolyn Adcock, Donna McClelland e Bernard Banet.